segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Dieta da Proteina


Bom, como o nome mesmo diz, a dieta da Proteína consiste em se alimentar de proteínas a maior parte do tempo. Em algumas dietas da proteínas se exige que elimine os carboidratos, mas em outras pede a redução dos carboidratos.


Vantagens:

Visto que o organismo precisa dos carboidratos para produzir energia e você não o dá, ele terá de queimar a gordura estocada, "na marra" para poder produzir energia, esse processo é chamado de cetose.

Outra vantagem de comer carboidrato é que faz com que o organismo leve mais tempo processando o alimento, fazendo o corpo queimar mais energia para o trabalho, fazendo o metabolismo ficar mais ativo por mais tempo, também ajudando a pessoa a ficar saciedade por mais tempo.

Outra vantagem da dieta da Proteína é que se você estiver fazendo exercícios terá um ganho de massa muscular.


Pontos Negativos:

Um ponto negativo é que o excesso de proteínas sobrecarrega o figado e os rins além de que uma dieta restritiva demais em carboidratos geram muitos efeitos ruins no corpo e dificilmente a pessoa consegue continuar por muito tempo, como por exemplo, tonturas, fraqueza,  queda de cabelo, dor de cabeça, etc, mas isso logo passa depois de uns 4 dias.
Não deve ser feita mais de 15 dias consecutivos, pois pode aumentar acido úrico, problemas nos rins, entre outros problemas graves.

De negativo desse tipo de dieta é que quando a pessoa volta a comer carboidratos, ela não faz uma reeducação alimentar, ganhando rapidamente o que foi perdido.


A Dieta da Proteína é muito semelhante a Low Carb, mas um pouco mais exigente... Ela é indicada a fazer por 15 dias e parar por um mês, só então pode fazer novamente.

Com a Dieta da Proteína da para perder até 7kg em 15 dias.





Alimentos proibidos na dieta da proteína


Os alimentos proibidos durante a dieta da proteína são as fontes de carboidratos, como:

  • Pão, macarrão, arroz, farinha, batata, batata doce, macaxeira 
  • Milho, ervilha, soja; 
  • Açúcar, biscoitos, doces, bolos, refrigerantes, sucos; 
  • Frutas e água de coco. 


É importante não consumir esses alimentos durante a dieta da proteína para evitar mudanças no metabolismo que façam o corpo parar de utilizar a proteína e a gordura como fonte de energia




Alimentos permitidos na dieta da proteína

Os alimentos permitidos na dieta da proteína são os alimentos ricos em proteínas e alguns legumes, verduras e frutas pobres em carboidratos, como:
  • Carne magra, peixe, ovo, presunto; 
  • Leite desnatado, queijos brancos, iogurte desnatado; 
  • Acelga, couve, espinafre, alface, rúcula, agrião, chicória, cenoura, repolho, tomate, pepino, rabanete, vagem, chuchu, sopa de legumes, pimentão, abobrinha verde, quiabo,nabo, berinjela e cogumelo 
  • Azeite; 
  • Castanhas, nozes, amêndoas; 
  • Sementes como chia, linhaça, gergelim, abóbora, girassol; 
  • Abacate, limão. 
  • chá, café descafeinado, água com gás, água tônica diet e água natural. 
  • sal, gelatina dietética, pimenta, azeitona com tempero, azeite, manteiga, margarina, limão e jiló 


A dieta da proteína pode ser realizada durante 15 dias com 30 dias de intervalo, podendo ser repetida por no máximo mais 15 dias.


Cardápio exemplo da dieta da proteína

Este é um exemplo de um cardápio completo da dieta da proteína para cumprir facilmente uma semana.
Café da manhãAlmoçoLancheJantar
SegundaLeite desnatado com abacatePeixe cozido com espinafre temperado com gotas de limão3 castanhas + 1 iogurte desnatadoSalada de atum com aipo, alface, pepino e queijo
TerçaIogurte desnatado e queijoFrango grelhado com salada de pepino, alface, tomateLeite desnatado com 2 rolinhos de queijo e presuntoSalmão grelhado com salada de brócolis, cenoura e tomate
QuartaLeite desnatado com 1 ovo cozidoOmelete com queijo e presunto, salada de rúculaIogurte desnatado com linhaça e 2 fatias de queijoBife de peru com rúcula, abacate e limão
QuintaVitamina de abacate com leite desnatadoAtum fresco grelhado com acelgaSuco de limão com ovo e queijoFrango cozido com aipo e espinafre
SextaIogurte desnatado e queijoPeito de frango desfiado com salada de rabaneteVitamina de abacateOmelete com espinafre refogado
SábadoLeite desnatado com 2 rolinhos de queijo e presuntoSalada de alface, rúcula e pepino com abacate picado e queijo ralado3 nozes + 1 iogurte desnatadoSopa de aipo com bife grelhado
DomingoIogurte desnatado ovo cozido com queijoBife grelhado com chicória salteadaSuco de limão com ovo e queijoOvo cozido com agrião ao vapor

Tipos mais comuns de dieta da proteína

  • Dieta Dukan: método de emagrecimento dividida em quatro fases que prevê o consumo de grande quantidade de proteínas e a redução de ingestão de carboidratos Imagem relacionada
  • Dieta atkins: rica em proteínas e gorduras, não há restrição de calorias e a pessoa pode comer a quantidade que quiser de carnes, embutidos, queijos e ovos
  • Dieta paleolítica: propõe a volta da alimentação dos nossos ancestrais, que se alimentavam de carne, frutos e sementes, com a justificativa que essa é a alimentação para a qual nosso organismo foi moldado por milhões de anos
  • Dieta South Beach: foi desenvolvida pelo cardiologista Arthur Agatston para reduzir os níveis de colesterol total, LDL e triglicerídeos sanguíneos de seus pacientes. Como foi percebido o emagrecimento desses pacientes, a dieta passou a ser utilizada para este propósito.

Antes de iniciar qualquer dieta, é importante o aconselhamento médico ou de um nutricionista para não prejudicar a saúde





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